21 de setembro de 2012

Como Montar Seu Prato!



Muita gente tem dificuldade de montar seu prato e saber se as quantidades estão adequadas, principalmente para aqueles que não querem ganhar uns quilinhos extras.

E para as pessoas que querem cuidar da saúde e de seu peso, mas se alimentam fora de casa também valem as dicas que darei a seguir de como montar o seu prato ideal para uma dieta saudável:

  • O primeiro truque é controlar a gula antes mesmo de entrar no restaurante.
  • Outra dica é substituir as frituras por alimentos grelhados.
  •  Não sair de casa com muita fome. O prato indicado para uma alimentação saudável deve ser dividido em quatro partes:
A metade do prato deve ser ocupada por salada crua e por legumes.
Para ocupar a terceira o consumidor terá que escolher por um carboidrato, que pode ser arroz, batata ou macarrão e a quarta parte deve ser dividida em 2 partes como na foto ilustrada abaixo por 2 porções de proteínas, que pode ser carne, frango ou peixe e feijão.
Mas atenção para a porção colocada de carboidrato e proteína no prato. A porção de carboidrato deve ser do tamanho de uma mão fechada e a de proteína deve ter o tamanho da palma da mão.




  • Uma dica importante para quem frequenta restaurantes de sistema self-service é servir o prato de uma vez só. As pessoas acabam perdendo o controle quando resolvem montar um novo prato.
  • Nos restaurantes onde o prato já vem montado, o truque é pedir substituições. Troque sempre que possível, alimentos fritos por grelhados. A mudança pode acarretar uma grande diminuição de calorias no prato.

Para quem não resiste a um almoço sem sobremesa, o ideal é você pedir uma fruta ao invés de um doce altamente calórico.


   
Essa modelo deve ser feito no almoço e no jantar. Não precisa necessariamente um "prato" de comida, pode ser feito em forma de sanduíche, pizza, sopa. Mas sempre lembrando que devemos sempre escolher as opções mais saudáveis e com menos gordura. E claro, mesmo que seja uma pizza, nunca se esqueça de comer a salada antes.


E ótima refeição!!!

2 comentários: